Homewear para fora de casa ( INVERNO 2014)

O pijama e o homewear deixaram de ficar restritos ao uso doméstico e ganharam as ruas. A referência na “roupa de ficar em casa” é explorada em formatos para praticamente todas as peças do vestuário, principalmente em conjuntinhos, robes e vestidos/camisolas com misturas de estampas, transparências e rendas sempre levando em consideração o conforto.

A roupa de ficar em casa ao longo do tempo

Para diferenciar a vestimenta usada em casa da usada fora dela, a nobreza europeia inventou os primeiros representantes da roupa “para ficar em casa”: camisolas unissex que eram de lã e cobriam do pescoço aos pés, no século XVI.
Só dois séculos depois, o traje foi modificado de acordo com o sexo. As mulheres passaram a usar o negliée, feito com tecidos mais sofisticados, como a seda; e os homens camisolas em duas peças, semelhantes aos pijamas que vemos hoje em dia. Em alguns lugares do mundo, como na China, é comum a utilização da roupa de ficar em casa em público, no final do dia ou à noite.

Desfiles

Recentemente, nos desfiles de inverno, a referência ao homewear, incluindo o pijama, foi a principal aposta de marcas como Louis Vuitton, Marc Jacobs e Missoni. Encabeçando a lista, Marc Jacobs ambientou o desfile da Vuitton como um hotel e desfilou peças sensuais inspiradas na lingerie. Na marca que leva seu nome, o estilista adotou a modelagem do pijama em conjuntinhos característicos do masculino. Missoni optou por modelagem fluída e confortável, visivelmente inspirada no homewear.

Peças importantes

Vestido tipo camisola

Como parte do sleepwear, a camisola é importante para esta orientação. Nestas imagens, ela é reinterpretada em vestidos de materiais leves e acetinados com alças finas, ou como no modelo Louis Vuitton, no modelo de veludo que esconde mais o corpo, apesar do decote profundo.

Conjuntos

A clássica combinação de calça e camisa do pijama masculino é outro ponto forte no vestuário feminino de inverno. As interpretações são em boa parte estampadas, como no modelo Louis Vuitton. Na Marc Jacobs, o micropadrão geométrico também é explorado. A marca Olivia Von Halle é especializada em roupas de ficar em casa. Os conjuntos são o carro-chefe da marca e, a julgar pela tendência atual, correm o risco de cruzar a porta de casa e chegar às ruas.



e AI VCS GOSTARAM?

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