Misturando tudo


Misturar elementos no vestuário . O recurso é usado para destaque e diferenciação pessoal, ainda que lidando propositalmente com os limites entre o bonito e o feio, como a arte já tem feito há muito tempo. Neste report identificamos apostas em misturas no vestuário global, sejam elas feitas com referências, estampas, estilos ou técnicas.


O feio proposital na arte

Para traçar um percurso que leva até esta nova onda, vale citar que a arte já utiliza misturas que lidam com o feio e o bonito há muito tempo. Há, inclusive, um museu nos EUA, chamado The Museum of Bad Art (MOBA), que conta com 500 peças em acervo de “arte muito ruim para ser ignorada”. Para fazer parte do acervo do MOBA os trabalhos devem ser originais e sérios, mas também devem ter falhas e estranheza. O Ctrlak Art & Design Studio é especializado em cerâmicas híbridas que misturam referências do oriente e do ocidente. Nem sempre o resultado é fácil, e o apelo vem da estranheza e da impropriedade, valores que o vestuário começa a usar com mais desenvoltura nesta estação.


Misturas como uma orientação de comportamento

Esta é uma orientação do vestuário de inverno que tem fundo comportamental. Por este motivo, é necessário abrir este report mostrando como as pessoas estão usando e interpretando esta nova possibilidade. A moda funciona como expressão de personalidade, não apenas como ideia de pertencimento a um certo grupo, mas também como forma de individualização. Eventos recentes mostram como as pessoas têm buscado a diferenciação através da moda e como elas atualmente se identificam com vários grupos ao mesmo tempo e não apenas com um específico. A mesma pessoa ouve rock, samba e música clássica. Tem amigos que trabalham com artes, com contabilidade e assim por diante. As misturas de referências na composição do look é uma maneira de demonstrar essa pluralidade. É o caso da primeira moça, fotografada nas ruas de Paris. Observe que seu look mistura elementos românticos, esportivos e militares. Nas ruas a mistura é tamanha e fica difícil de identificar qual o estilo do usuário. Esportivo, romântico, biker, étnico; tudo no mesmo look.


Misturando tudo

Nas passarelas, a sobreposição de peças com referências diversas evidencia esta vertente do vestuário. Veja como a Just Cavalli, por exemplo, mistura vários elementos, reunindo jaqueta esportiva de couro com peças étnicas orientais. É como se cada peça representasse um traço de identidade, definindo, dessa forma, o estilo de quem está vestindo a composição. O mesmo vale para o look Tom Ford e para o Antonio Marras. Como peças de um quebra-cabeça, cada item acrescenta uma possibilidade diferente de interpretação.



Misturas de estilo

Esportivo com romântico e étnico

Assim como uma pessoa pode pertencer a diversos grupos, ela também pode ter diversos estilos de uma vez só. É esta a chave para entender o que acontece. Aqui, as misturas lidam com essa diversidade, abordando diversos estilos na mesma composição. É o caso do romântico com esportivo da Clements Ribeiro e Angelo Marani e do étnico com esportivo da Tom Ford.


Givenchy - gipsy e biker

Bem alinhada com essa nova realidade, a Givenchy misturou o gipsy, ou bohemian, com o biker na coleção de inverno. Zíperes transversais e babados convivem muito bem, apesar de, em tese, não pertencerem a uma mesma orientação. A roupa ganha uma expressão nova, forte e feminina ao mesmo tempo.



Prabal Gurung - étnico e militar

A feminilização dos uniformes militares com estampas étnicas foi proposta pela Prabal Gurung. No detalhe, a mistura entre matérias-primas, metais e cores militares com bordados de referência étnica.



Misturas em uma única peça

Misturar materiais na mesma peça é ponto forte da estação. Thakoon e Hussein Chalayan trabalharam com matérias-primas diferentes em vestidos e casacos. Na Antonio Marras o vestido casaco foi dividido em partes florais e em outras em tecido clássico masculino.

Misturas de transparências

Também misturando em uma mesma peça, Barbara Bui opta pela renda para o efeito de transparência. Outra mistura neste caso fica entre o efeito romântico da renda e o geométrico do corte. Na Givenchy, vale notar o recurso pouco usual das estampas e aplicações sobre o material transparente.


Misturas através da estampa

Misturar referências através da estamparia é um dos recursos mais usados. É o caso da composição do look na Clements Ribeiro em que o animal print da jaqueta contrasta com as flores românticas da saia. A Givenchy abusou das misturas contrastantes na estamparia em uma mesma peça. Principalmente com uma enorme gama de moletons longos (sweatshirts) com estampas que misturam desde o personagem Bambi, retrato de beldades romenas, da década de 1930, e ameaçadoras mandíbulas de tubarões. Na maioria das vezes, como na imagem, os sweatshirts são transparentes e a estampa da peça que está embaixo complementa a composição.


Mistura e excentricidade

As misturas com estampas não limitam-se apenas à composição do look. Às vezes, a mesma peça lida com imagens diversas. Flores com fogos e elementos orientais, listras e flores e até a mistura de materiais diferentes e estampados, como na Louise Gray.


Faça seus comentários!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram