Tendências gerais dos desfiles de verão 2013/14 - vestuário feminino

As impressões deixadas pelas propostas da moda internacional revelam um otimismo contagiante e uma lógica de criação equilibrada, bem adequada para tempos de economia global em cheque. Fala-se muito em geometria e depuração, mas não falta aquela orientação mais romântica e decorativa, representada aqui pela Art Nouveau, como não falta também humor e graça, expressos nas referências dos anos 1960. Além disso, todo o rigor formal e técnico, nas frentes de estilo amparadas pelo minimalismo e pelo esportivo, resulta em looks que impressionam pela inventividade das soluções de corte, detalhamento e aplicação de cores e materiais. Acompanhe!


Estilos

Esporte Minimal

É consistente a influência dos esportes na moda atual.  Com os esportes, o corpo e a saúde no foco das atenções o fenômeno deve persistir por um longo tempo. Geometrias traduzidas em belos efeitos de color block, com forte influência da pintura, além de poucos e decisivos elementos, resultam no equilíbrio entre conforto e minimalismo.

Art Nouveau

Única orientação romântica da temporada, traz tons de verde, ramagens vegetais e estamparia floral. Esta referência ultra feminina vem de bem longe no passado, mais precisamente do final do século 19, incorpora a fluidez das linhas do estilo Art Nouveau e mergulha em elementos florais decorativos, impondo bordados preciosos, brilhos e tecidos leves e transparentes.





A tenista Maria Sharapova encarna o Esporte Minimal com propriedade, nunca se veste exatamente dentro da linha clássica que o esporte exige mas sabe inovar sem recorrer a excessos. A atiz Jessica Chastain é adepta dos modelos decorados, que a faz uma excelente representante da orientação romântica do Art Nouveau. Lana del Rey, cantora e musa indie pop é totalmente sixties, e a talentosa Anne Hathaway, um símbolo de beleza avança sobre características masculinas, sem perder nem a pose nem a feminilidade.



Esporte Minimal

Em Nova York, Alexander Wang realizou interpretação primorosa do tema, lembrando às vezes os recortes que Courrèges fazia lá nos nos 1960.

Referências

 A tenista russa Maria Sharapova

- Banner da exposição “Sport and Fashion”, que esteve em cartaz no Fashion Museum
- Livro “Fashion v. Sport”, da editora V&A (Museu Victoria & Albert)
- Obras de Suprematismo dos artistas Frank Stella e Ilya Bolotowsky
O conceito de minimal impõe o uso de poucos elementos,  e a vertente esportiva traz dinâmica na forma. Some à esta mistura as divisões geométricas e as relações entre cor e preto e branco: o estilo se define por aí.



Peças chave

Blusa tipo regata

Desenhos bastante simplificados na modelagem, valorizados pelas proporções, matérias primas, recortes e camadas transparentes.

Bermudas

As modelagens varian do modelo ciclista à imbatível bermuda ampla., vista em vários desfiles



Art Nouveau

 Os florais, bordados e transparências são fortes elementos deste estilo. Apesar disso, os looks inspirados no art nouveau nem sempre são exagerados. A Carven, por exemplo, reduziu os elementos e manteve apenas o tecido leve e sutis motivos decorativos. 

Referências:

 Estação de metrô em Paris 

- Joia de René Lalique
- Fachada de uma edificação do período
- Florais ao estilo Nouveau
- Ilustração de Alphonse Mucha
- A atriz Jessica Chastain
A ornamentação requintada e rebuscada encontra espaço neste estilo, que também é território dos tecidos vaporosos e dos brilhos.

e ai gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram